terça-feira, 22 de abril de 2014

Atividade 5 : Plano de Aula

 O Movimento em sala de aula: aprendendo com o próprio corpo
T
 Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·      Vivenciar atividades que envolvam o movimento do corpo;
·      Trabalhar com os sons das palavras a partir do próprio movimento do corpo;
·      Ampliar o vocabulário;
·      Conhecer palavras diferentes;
·      Compreender a diversidade cultural;
·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.
Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula tem como parâmetro a proposta do Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa. Alguns estudos têm apontado para a importância dos movimentos corporais da criança “Ao colocar o corpo e os gestos no centro do desenvolvimento infantil, os estudos sobre psicomotricidade estão ajudando a pedagogia a renovar-se e a definir novos princípios para o ensino. Suas primeiras linhas começaram a ser traçadas pelo psicólogo e filósofo francês Henry Wallon (1879-1962) em meados dos anos 1920, quando ele introduziu a ideia de que o movimento do corpo tem caráter pedagógico, tanto pelo gesto em si quanto pelo que a ação representa”.
Fonte: sítio “Revista Escola”, disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/esteban-levin-corpo-ajuda-aluno-aprender-423993.shtml>. Acesso em: 04 de abr. 2014.
Portanto, nossa aula propõe atividades que aproveitam a “agitação natural” da criança, por meio de brincadeiras e danças que potencializam as ações de leitura e de escrita tornando o ensino dinâmico e divertido.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Meu nome é...

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda, mas desta vez, vamos ficar de pé.  Proponha que cada aluno diga seu nome e faça um movimento com o corpo. Dependendo da forma que ele pronuncia o nome é que faz o movimento. Por exemplo: Meu nome é Luuuuciiiiiiiiaaaaana! Levanto os braços à medida que falo lentamente meu nome.
Todos os alunos, inclusive o professor, imitam o movimento e repetem o nome do colega. Esta brincadeira é divertida, todos gostam de fazer as imitações.
Professor, faça você primeiro, para que eles entendam como é.
Depois da dinâmica, entregue uma folha de papel para que o aluno desenhe registrando seu próprio movimento, ou seja, o que ele representou para turma.

Trabalhando em dupla


Agora que tal fazer uma brincadeira em duplas? Um aluno será o espelho do outro, assim, um faz os movimentos e o colega deverá imitar como se fosse um espelho, refletindo os gestos do colega. Depois trocam as funções e o imitador passa a ser o imitado.

Professor, depois de vivenciar estas duas dinâmicas, proponha que façam um registro no caderno, relatando a brincadeira e o que gostou e o que não gostou.

Brincando de espelho
Hoje brincamos de espelho, ficamos em duplas e cada um deveria imitar os movimentos que o colega fazia. Eu fiquei com........
Eu gostei de .......
Eu não gostei de ......
Ilustração



2ª  Atividade: aproximadamente 60 minutos.


Aula2_1
História Interativa

Fonte da imagem: Sítio: “Tiradas de crianças”. Disponível em:<http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

Vimos até agora que os movimentos são importantes para o nosso corpo e através dos movimentos podemos fazer muitas coisas como fazer gestos, nos comunicar, entre outras coisas.

Para esta atividade, organize os alunos em roda e diga-lhe que vai contar uma história diferente, pois eles vão participar vivenciando algumas coisas, ou seja, dramatizando com os colegas, fazendo gestos e movimentos com o corpo.

Professor conte a história “O leão e o rato” dramatizando com os alunos, fazendo gestos.







Aula2_2

No “YouTube”, você encontra o vídeo da fábula. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=36Bd_GpCRKs>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

Certo dia o rato saiu da toca correndo. (correr) Muito assustado estava o rato, pois fugia do gato preto.
No caminho encontrou o leão, levou um grande susto (cara de espanto) e começou a tremer (tremer).
O rei dos animais vendo o ratinho tão nervoso, não lhe fez mal nenhum e deixou que ele seguisse seu caminho.
Um dia o leão caiu (deitar no chão) em uma armadilha e por mais que movimentasse o corpo não conseguia sair (movimentar o corpo inteiro).
Fez força (movimento de empurrar), rugiu furioso, mas de nada adiantou.
O rato que naquele dia passava por ali, viu o desespero do amigo e resolveu roer as cordas da rede (fazer movimento com a boca) com muita paciência.
Quando terminou estava cansado, mas muito feliz então começou a dar pulos de alegria (saltar).
Saltou tanto que começou novamente a ficar cansado, tão cansado que mal conseguia respirar e respirava assim (respirar bem devagar).
O leão, vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e prometeram serem amigos para sempre.

Professor, registre os momentos da história em que os alunos fizeram os movimentos, em uma folha de papel.

1º momento 2º momento
3º momento 4º momento
5º momento 6º momento
7º momento 8º momento

Aproveite a atividade e explore os números ordinais do 1º ao 8º.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.


Eu me remexo
Professor, para esta atividade é importante que prepare o espaço, pois os alunos vão se movimentar. Para isso, combine com eles que vamos assistir a um vídeo e aprender a “remexer” com os animais do filme “Madagascar”, mas não pode haver confusão nem desrespeito com o colega. Se possível, convide o professor de Educação Física para a atividade.

Primeiro, projete o vídeo e solicite que assistam observando como os animais dançam no ritmo da música. Depois, projete novamente e vamos “remexer”. Se possível, registre este momento, para isso utilize uma máquina fotográfica no modo filmar ou fotografar, mas se a sua escola faz parte do UCA, utilize os laptops dos alunos.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos  > Multimídia  > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). Para fotografar: utilize Wxcam (Metasys > Aba Aplicativos  > Multimídia  > WxCam ).

Aula2_3
Fonte do vídeo “YouTube”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ixv9hFr6l1U>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

Professor, após esta aula de “remexer”, faça uma atividade de relaxamento:
·         Solicite que se sentem;
·         Fechem os olhos;
·         Coloque uma música bem suave;
·         Apague a luz da sala;
·         Conduza um exercício de respiração pedindo que os alunos respirem lentamente e profundamente até o ritmo deles voltar ao normal.
Após a atividade de relaxamento, deixe-os desenharem a atividade do “Remexo”, mas devem também escrever o que mais gostaram e se não gostaram o motivo.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.



Aula2_4

  1. Brincadeiras de roda

Fonte imagem: Sítio: “Dibujus ideia criativa”. Disponível em: <http://dibujosideiacriativa.blogspot.com.br/2011/10/criancas-brincando-de-roda-pra-colorir.html>. Acesso em: 04 de abr. 2014.

Professor, para esta aula solicite, no dia anterior que os alunos façam uma entrevista com os pais sobre “brincadeiras de roda”. Para isto, retome a  aula do “Remexo”. Questione-os sobre o tipo de movimentos que fizeram e conte-lhes que vamos pesquisar uma forma diferente de dançar, que são as cantigas de roda ou brincadeiras de roda, mas para isso vamos precisar da contribuição dos pais. Reproduza para os alunos ou registre na lousa a orientação para a entrevista.
Aula2_5
Fonte: Imagem da própria autora.
Entrevista
Entrevistado(a)_____________________________________
Idade:______________________   Data_____/____/______
1-Quando você era criança você brincava de roda?
________________________________________________
2-Como era a brincadeira?
_________________________________________________
3- Você se lembra da música e da dança? Como eram?
_________________________________________________
_________________________________________________






Professor, sabemos que as brincadeiras roda representam um excelente recurso para o processo de ensino e aprendizagem, pois além do aspecto cultural, propicia momentos lúdicos onde são trabalhados a expressão oral, o ritmo, a acuidade auditiva, o equilíbrio e a coordenação motora, além da possibilidade de trabalhar a leitura e a escrita da música, ou mesmo produzindo texto.
Organize os alunos em uma roda de conversa e resgate com eles a atividade de casa. Solicite que falem sobre as brincadeiras de roda que seus pais brincavam. Se possível, faça uma lista na lousa com os nomes das cantigas que eles falarem. Com certeza algumas se repetirão, pois em cada região temos algumas brincadeiras de roda que são mais presentes do que outras.
Anote quantas vezes cada uma apareceu e faça uma tabela, veja um exemplo a seguir:
Brincadeira Quantidade de pais
Ciranda cirandinha I I I I I I I    7
Atirei o pau no gato I I I I I I I I  8
Galinha do vizinho I I I I I I       6    
Se eu fosse um peixinho I I                 2
A canoa virou I I I I I          5
 Professor, este registro lhe possibilitará trabalhar com alguns conceitos matemáticos, tais como: mais, menos, maior, menor, adição, subtração, dentre outros. Poderá também trabalhar com os dados por meio da elaboração de um gráfico e criar situações problema,  como por exemplo:
1.      Na pesquisa, 7 pais, disseram que brincavam de “Ciranda cirandinha” e 8 pais disseram que brincavam de “Atirei o pau no gato. Se juntarmos estas duas brincadeiras, quanto teremos?
2.      Se a brincadeira “Atirei o pau no gato” teve 8 pais que citaram e a brincadeira “Se eu fosse um peixinho” teve 2. Qual é a diferença entre elas?
Professor, dependendo dos conceitos matemáticos que estiver trabalhando, você poderá criar diferentes situações desafiadoras, a partir dos dados da tabela ou do gráfico.

5ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Aula2_6
Dançando e brincando
Fonte imagem: Sítio “A fabrica de desenhos”. Disponível em: <http://afabricadedesenhos.wordpress.com/o-que-fabricamos/lapis-de-cor/ciranda-roda-criancas-brincando/>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Professor, retome a aula sobre as brincadeiras de roda e faça uma eleição de uma delas para trabalhar com os alunos. Depois de escolhida a brincadeira apresente a letra da cantiga que é cantada na roda. Explique-lhes que existem variações de letras e coreografias de uma região para outra, por isso, se tiver na sala alunos que vieram de diferentes regiões podem achar que está errada a forma de cantar de alguns alunos, mas na realidade são as diferenças culturais que acarretam essas diferenças. Deixe que apresentem as diferenças e façam uma escolha ou cantem e dancem as diferentes letras.
Veja um exemplo:
Ciranda cirandinha

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou
Por isso, D. Fulano entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora
A ciranda tem três filhas
Todas três por batizar
A mais velha delas todas
Ciranda se vai chamar.
Fonte: Sítio: “Sua pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_de_roda.htm>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Ciranda cirandinha

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou 
Palma, palma,
Pé, pé, pé,
Roda, roda, roda,
Caranguejo peixe é.
Fonte: Sítio: “Folclore adm”. Disponível em: <http://www.folclore.adm.br/cantigas.html>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Professor, as brincadeiras de roda representam mais do que simples diversão infantil, pois elas  desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos alunos enquanto cantam e dançam. Como é uma manifestação cultural, é importante que os alunos conheçam a coreografia tradicional das cirandas como forma de preservar nossa cultura. Porém, permita que façam adaptações e criem movimentos diferentes, assim, eles se sentirão motivados e vão se interessar mais pela brincadeira.
Para brincar, distribua a letra da cantiga e cante com eles na sala de aula, depois procure um espaço adequado, como o pátio, e façam a brincadeira cantando e dançando a coreografia.
Depois, retome a letra da cantiga e explore:
  1. As palavras que rimam;
  2. As palavras que não conhecem o significado.

6ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.


Socializando: mexendo com a família

Professor, depois de trabalhar com diferentes atividades de expressão corporal é importante que criem um espaço para socializar o que aprenderam. Converse com os alunos para organizar um dia da “brincadeira de roda”. Convidem os pais para virem à escola para dançar e cantar com as crianças. Para isso, trabalhe com alguns gêneros textuais, explore sua estrutura textual e sua função social, se for necessário leve alguns exemplos para eles verem:

Carta: escrevam uma carta para a direção da escola pedindo a autorização para realizarem este evento e solicitem o espaço e materiais necessários;
Convites: façam os convites para os pais;
Lista: listem as brincadeiras que vão brincar, a partir das entrevistas com os pais;
Cartazes: divulguem o evento para a escola conhecer o que vocês estão programando.

Estabeleça equipes de trabalho e delegue tarefas para os alunos. Eles devem participar do planejamento e da execução do evento.
Para finalizar o evento, proponha que todos dancem o “Remexo” do filme Madagascar, que dançaram na 3ª atividade.
Recursos Complementares
Sugestões de links para professores:
Artigo com ESTEBAN LEVIN ''O corpo ajuda o aluno a aprender''. O Psicomotricista argentino sugere que os movimentos corporais sejam incluídos nas atividades de todas as disciplinas.
 “Ao colocar o corpo e os gestos no centro do desenvolvimento infantil, os estudos sobre psicomotricidade estão ajudando a pedagogia a renovar-se e a definir novos princípios para o ensino. Suas primeiras linhas começaram a ser traçadas pelo psicólogo e filósofo francês Henry Wallon (1879-1962) em meados dos anos 1920, quando ele introduziu a ideia de que o movimento do corpo tem caráter pedagógico, tanto pelo gesto em si quanto pelo que a ação representa. Na década de 1950, a psicomotricidade ganhou um campo definido de pesquisa. O psiquiatra Julián de Ajuriaguerra, considerado o pai dessa nova área do conhecimento, definiu-a como sendo a ciência da saúde e da educação, visando a representação e a expressão motora.
Hoje, o psicólogo e professor de Educação Física argentino Esteban Levin é um dos pesquisadores que mais contribuem com seus estudos nesse campo. O corpo, os movimentos e a imagem que se tem desse corpo são fundamentais na aprendizagem e na formação geral do adulto, afirma. Nesta entrevista à ESCOLA concedida durante o 9º Congresso Brasileiro de Psicomotricidade, realizado em outubro do ano passado em Olinda (PE), Levin explica como o educador pode explorar a agitação natural da criança para ensiná-la a ler e a escrever, para alfabetizá-la matematicamente e também para que ela aprenda as mais diversas disciplinas escolares.”
Fonte: Sítio: "Revista Escola". Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/esteban-levin-corpo-ajuda-aluno-aprender-423993.shtml>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

Sugestões de links para alunos:
Apresenta uma lista de brincadeiras de roda. http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php acesso em: 05 de abr. 2014.
Sítio da Folha de São Paulo mostra um mapa com as diferentes brincadeiras de cada região http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ acesso em: 05 de abr. 2014.
Avaliação
Avaliar significa acompanhar o processo e intervir nas possíveis dificuldades de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido é importante observar e registrar as hipóteses de escrita da criança, as suas facilidades e dificuldades frente às atividades de leitura e de escrita, para num momento oportuno, intervir de forma a contribuir com o desenvolvimento do aluno.

 Referência: 
MUNIZ, Luciana Soares.        O movimento em sala de aula: aprendendo com o corpo. 2014. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55086>. Acesso em: 22 abr. 2014.





Nenhum comentário:

Postar um comentário