quinta-feira, 10 de abril de 2014

Atividade 4 Conceitos de EAD

Atividade 4: Educação a Distância

1. Pesquise em artigos, sites, revistas eletrônicas, etc., disponíveis na Internet, 02 (dois) conceitos de Educação a Distância (Ead). Cite as Referências após cada "citação" conforme as Normas da ABNT da UFRR.


2. Publicação de 03 (três) conceitos sobre Educação a Distância (EaD): 
  • Escolha dois conceitos sobre Educação a Distância definido por autores e publique no seu Blog. 
  • O terceiro conceito será criado por você (aluno): Após leituras realizadas, crie seu próprio conceito sobre Educação a Distância e apresente uma síntese expondo seu ponto de vista sobre o assunto. Publique no seu blog.
 
 CONCEITOS DE EAD

 Conceito 1
De acordo com Nunes (1994), a Educação a Distância constitui um recurso de incalculável importância para atender grandes contingentes de alunos, de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação daclientela atendida. Isso é possibilitado pelas novastecnologias nas áreas de informação e comunicação que estão abrindo novas possibilidades paraos processos de ensino-aprendizagem a distância.Novas abordagens têm surgido em decorrência dautilização crescente de multimídias e ferramentasde interação a distância no processo de produção de cursos, pois com o avanço das mídias digitais eda expansão da Internet, torna-se possível o acesso a um grande número de informações, permitindo a interação e a colaboração entre pessoas
distantes geograficamente ou inseridas em contextos diferenciados. 
 www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/.../Artigo_07.pdf

Conceito 2
 Educação à distância (Ferstudium) é uma forma sistematicamente organizada de auto­ estudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado, onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível de ser feito a distância através da aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias. O oposto de “educação a distância” é a “educação direta” ou “educação face ­a­ face”: um tipo de educação que tem lugar com o contato direto entre professores e estudantes. (G. Dohmem: 1967)
 http://educacaosemdistancias.wordpress.com/2009/09/14/os-varios-conceitos-da-ead/

Conceito 3
A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que tem se tornado cada vez mais comum. São oferecidos cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos, profissionalizantes, de aperfeiçoamento etc.Possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar pois geralmente as aulas são ministradas pela internet, e o aluno apenas comparece a instituição para realizar as provas, o aluno possui uma grande autonomia para estudar e “assistir” as aulas de acordo com seu tempo disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário